domingo, 26 de agosto de 2007

HOCKEY - A HISTÓRIA (PARTE 01)

Existem várias versões sobre a origem do hóquei, que originalmente se jogava sobre a grama. Registros foram encontrados em construções do Egito Antigo, bem como na Grécia Antiga, na Pérsia e no Império Romano. Na Grã-Bretanha, um jogo muito semelhante, conhecido pelo nome de hurlin, também era praticado e acabou dando origem ao hóquei moderno sobre a grama. A Inglaterra, aliás, tratou de lapidar a modalidade sobre a grama e em 1863 o esporte ganhou a cara que tem hoje, inclusive com suas regras já definidas.

A criação do hóquei no gelo não pode ser ligada a nenhuma pessoa ou acontecimento. A palavra hóquei pode ter vindo da palavra francesa hoquet, que era o nome dos bastões em forma de gancho usados para rebater as bolas ou que serviam de rolha. O jogo provavelmente evoluiu do hockey sobre a grama aproximadamente no ano de 1860. Porém existem alguns relatos anteriores sobre a prática do esporte no mundo, mas estes não puderam ser devidamente confirmados.


Os primeiros jogos, de caráter informal, foram realizados por soldados britânicos em Kingston, Ontário, e Halifax, Nova Escócia, sobre corpos de água congelados, como rios e lagos, durante o rigoroso inverno canadense. Como um derivado direto do hóquei na grama, tacos curvados e bolas de borracha eram os principais equipamentos de jogo.



O primeiro jogo de hóquei documentado aconteceu no dia 3 de março de 1875, em Montreal, Quebec. Os primeiros jogos apresentavam nove jogadores em cada lado no gelo, em uma pista quadrada que não tinha bordas. Apenas um pequeno degrau separava a multidão do jogo. No mesmo ano aconteceu o primeiro jogo indoor em Montreal, e em 1877, sete estudantes da Universidade McGill criaram as primeiras regras para o esporte. A bola de borracha foi substituída por um disco, e cada time possuiria nove jogadores (mais os reservas). O esporte rapidamente espalhou-se pelo país.


Em 1883, o esporte compareceu ao carnaval de inverno de Montreal, tendo participado do festival de inverno da cidade pelos próximos anos. Ao longo da década de 1880, muitos times de hóquei foram criados no país.


Em 18 de Março de 1892, em um jantar da Associação Atlética Amadora de Ottawa, o Lord Kilcoursie, um jogador do Ottawa Rebels, um clube de hockey, entregava a seguinte mensagem em nome de Lord Stanley, Conde de Preston e Governador Geral do Canadá:



"Eu tenho pensado que seria uma coisa boa se houvesse um torneio (Challenger) que fosse disputado todo ano e que fosse dado à equipe do hockey campeão no Território (do Canadá) um troféu.”
"Como não parece ter um sinal externo de um Torneio no presente, e considerando o interesse geral, e a importância de ter o esporte praticado aqui e sob as regras reconhecidas geralmente, eu estou disposto dar uma Taça, que seja entregue ano a ano para a equipe vencedora."


Logo depois disso, Lord Stanley comprou uma Taça de prata que mede 7 ½ polegadas de altura por 11 ½ polegadas transversalmente pela soma de 10 guineas (aproximadamente US$50,00). Neste momento surgiu a Stanley Cup.



O primeiro vencedor da Stanley Cup foi o Clube Atlético Amador de Hockey da Associação de Montreal (AAA), campeões da associação amadora do hockey de Canadá em 1893.


Ironicamente, Lord Stanley nunca testemunhou um jogo do Torneio, retornando a sua Inglaterra natal no meio da temporada 1893. Não obstante, o legado do seu Troféu tornou a NHL numa das mais prestigiosas Ligas do mundo.

Nenhum comentário: