domingo, 26 de agosto de 2007

HOCKEY - A HISTÓRIA (PARTE 05)

Troféus e Premiações - Segunda Parte

Como vimos anteriormente, a NHL concede 3 troféus no final da primeira fase da competição (fase regular). Porém o principal troféu é entregue apenas no final da fase de playoffs (segunda fase) que define o grande campeão da temporada. Estamos falando do Stanley Cup!

The Stanley Cup



A Taça Stanley é conhecida como um dos troféus mais importantes dentre os esportes. A taça original foi comprada a pedido de Frederick Arthur, Lorde Stanley of Preston, o Governador Geral do Canadá, que achou que o esporte precisava de um "sinal exterior" para indicar o campeão. Foi concedida pela primeira vez em 1893, e por muitas décadas, várias associações atléticas amadoras e ligas de hóquei competiram por ela.

Uma dessas ligas foi a NHL, formada em 1917. Em 1926, era a única liga permanente, então a Taça Stanley foi concedida ao campeão da NHL de cada ano. Nenhuma outra liga reivindicou a taça desde então.


O desenho da Taça Stanley é um tanto complicado, em se tratando de troféus esportivos. O troféu que Lorde Stanley comprou era só a parte arredondada que fica no topo da taça. Quando a tradição de gravar os nomes de cada jogador que ganhou a taça foi formalizada, faixas extras foram adicionadas para abrir espaço. Por um tempo, a taça teve um formato diferente a cada ano. Ela só tomou a forma atual em 1958.



Os jogadores gravam seus nomes nos anéis de prata na parte de baixo da taça. Demoram 13 anos para preencher um anel, e chega um ponto que o anel do topo, o mais velho, é removido e colocado no Hall of Fame (Galeria da Fama).



A Taça Stanley que os times carregam no gelo quando vencem o campeonato da NHL não é a Taça Stanley original. Em 1969, os oficiais da liga perceberam que o troféu de 78 anos do Lorde Stanley estava ficando frágil. Preocupados com um possível estrago, eles encomendaram uma réplica exata. A taça original foi aposentada e a réplica é usada hoje em dia.

Se você já esteve no Hockey Hall of Fame (em inglês) (Galeria da Fama do Hóquei) em Toronto, Ontário, para ver a Taça Stanley, você pode não ter visto a Taça verdadeira. Cada ano, todos os jogadores dos times que venceram a Taça podem passar um dia com o troféu. A taça, ainda, viaja 250 dias por ano para eventos de caridade e atividades promocionais da NHL. Quando a taça está fora, uma outra réplica toma seu lugar na galeria. Como notar a diferença? A taça verdadeira tem uma dúzia de nomes escritos errados, como o nome do goleiro Jacques Plante e a palavra Boston na gravação de 1972. Todos os erros estão corrigidos na réplica.


A Taça Stanley suportou mais insultos que qualquer outro grande troféu do esporte profissional.

  • Em 1905, foi chutada para dentro do Canal Rideau de Otawa em um desafio.
  • Em 1924, foi deixada no acostamento da estrada depois que os jogadores que a ganharam pararam para trocar um pneu.
  • Em anos mais recentes, segundo dizem, ela foi jogada do segundo andar de uma casa quando um jogador do Dallas Stars (em inglês) tentou atirá-la dentro de uma piscina.
  • Um jogador batizou seu filho dentro da Taça.
  • Ela foi levada ao topo de uma montanha (Monte Fisher, na Columbia Britânica), e até viajou para Rússia e Japão. Três funcionários do Hall da Fama viajaram com a taça para manter sua segurança.

Nenhum comentário: